
Vereador cobra inclusão de Rio Brilhante no Minha Casa Minha Vida
Apesar do crescimento econômico e social e em pleno desenvolvimento e investimentos nas áreas da saúde e educação, além da grande produção de soja, milho e cana de açúcar que fomentam a economia das usinas e geração de empregos em Rio Brilhante, o município ficou de fora da lista de contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida em Mato Grosso do Sul. O Governo Federal anunciou a construção de 820 unidades habitacionais em 36 cidades do Estado, dentro da modalidade Sub50, destinada a municípios com até 50 mil habitantes e famílias de baixa renda.
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (18), o vereador Adão Pereira Leite, o “Adãozinho”, criticou a exclusão da cidade.
— É inadmissível que uma cidade como a nossa, Rio Brilhante, não tenha sido contemplada. Os aluguéis estão em valores absurdos. Eu vou até Brasília falar com o presidente se for preciso, mas Rio Brilhante merece ganhar casas e vamos lutar por isso, afirmou.
A Sessão finalizou com as palavras do presidente da Câmara José Maria Caetano o “Nô” dizendo: “estou disposto a lutar pelas causas sociais e por moradias em Rio Brilhante já que os alugueis estão caros e me coloco a disposição para lutar por essa causa”
O parlamentar destacou que o município vive um momento de expansão, com aumento do emprego formal, investimentos em educação e saúde, forte produção agrícola de soja e milho e usinas que geram milhares de empregos diretos e indiretos.
No cenário nacional, o programa prevê a entrega de mais de 60 mil moradias, com investimento de R$ 4,2 bilhões, via Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), a medida representa um novo fôlego para a habitação popular.
— O Minha Casa Minha Vida voltou com força total neste governo Lula 3. Temos pelo menos seis anos de demanda acumulada que só começou a ser atendida a partir de 2023, ressaltou.
Municípios contemplados em MS:
- Água Clara – 20
- Amambai – 40
- Anaurilândia – 20
- Antônio João – 20
- Aquidauana – 40
- Aral Moreira – 20
- Bandeirantes – 20
- Batayporã – 20
- Bodoquena – 20
- Bonito – 20
- Caracol – 20
- Corguinho – 20
- Coronel Sapucaia – 20
- Dois Irmãos do Buriti – 20
- Eldorado – 20
- Figueirão – 20
- Iguatemi – 20
- Inocência – 20
- Jaraguari – 20
- Jardim – 20
- Juti – 20
- Laguna Carapã – 20
- Miranda – 40
- Japorã – 20
- Novo Horizonte do Sul – 20
- Paranaíba – 40
- Pedro Gomes – 20
- Porto Murtinho – 20
- Ribas do Rio Pardo – 20
- Rio Verde de Mato Grosso – 20
- Santa Rita do Pardo – 20
- Sidrolândia – 40
- Sonora – 20
- Tacuru – 20
- Taquarussu – 20
- Terenos – 20