Rio Brilhante/MS - 30 de novembro de 2025

Rio Brilhante/MS - 6 de dezembro de 2025

Câmara Municipal destaca história de Rio Brilhante, suas conquistas e desenvolvimento

Um município construído com trabalho, coragem e participação democrática!

Neste 26 de setembro, a Câmara Municipal de Rio Brilhante tem a honra de parabenizar o município pelos 96 anos de emancipação político-administrativa. Nesta data tão significativa, celebramos não apenas a história de um povo guerreiro, mas também o compromisso da Câmara com o desenvolvimento, a justiça e o bem-estar de todos os rio-brilhantenses ao longo das décadas.

As raízes de um município que brilhou desde o início

A história de Rio Brilhante começa ainda no século XIX, com a chegada das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa, pioneiros que desbravaram os campos da Paranaíba. Em 1841, com a chegada de Gabriel Francisco Lopes e de seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, surgiu o povoado de Boa Vista, nas imediações dos rios Vacaria e Brilhante.

Com o tempo, imigrantes do Sul impulsionaram a pecuária e a agricultura, formando as bases econômicas da região. Mesmo após os impactos da Guerra do Paraguai, a extração de erva-mate trouxe novo fôlego ao crescimento, seguido pela força da agropecuária.

Em 1900, Francisco Cardoso construiu um grande cruzeiro perto da atual sede da prefeitura, onde se iniciou o povoado. A criação do Distrito de Paz de Vacaria, em 1912, foi outro marco importante. Já em 1929, a vila foi batizada de Entre Rios, passando depois por outras denominações, como Caiuás, até finalmente receber o nome de Rio Brilhante em 1948.

A partir da década de 1970, com a chegada de novas famílias vindas de diferentes regiões do Brasil, Rio Brilhante se fortaleceu ainda mais. A instalação de usinas sucroalcooleiras consolidou o município como o maior produtor de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul em 2006, multiplicando por mais de quatro vezes sua arrecadação e impulsionando a economia local.

A Câmara Municipal: 96 anos de compromisso com o povo

A trajetória de Rio Brilhante se entrelaça com a história da Câmara Municipal, que tem papel fundamental na construção do município que conhecemos hoje.

A primeira legislatura teve início em 1º de janeiro de 1930, composta pelos vereadores:

  • Ambrósio de Souza Barbosa
  • Antônio Alves Côrrea
  • Laucídio Coelho (Presidente)
  • Lino Barbosa da Silva (Vice-presidente)
  • Sebastião Dias (Suplente)

No Poder Executivo, destacam-se os Intendentes Gerais:

  • Antônio Luiz de Almeida Boaventura (29/01/1930 – 04/11/1930)
  • Henrique Barbosa Martins (05/11/1930 – 18/11/1932)

22ª Legislatura  – 2025

Desde então, a Câmara Municipal tem sido o espaço legítimo de representação do povo, debatendo, propondo e fiscalizando ações que resultaram em melhorias na infraestrutura, educação, saúde, desenvolvimento rural e urbano, e tantos outros avanços que transformaram Rio Brilhante em referência regional.

Hoje, com quase um século de história, Rio Brilhante é símbolo de desenvolvimento, tradição e modernidade, fruto da força de seu povo e do trabalho conjunto entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o progresso, a cidadania e a democracia. Que os próximos anos sejam ainda mais brilhantes, assim como o nome e a história desta terra tão querida!

Compartilhe

Inscreva-se

Faça sua inscrição e fique informado.