Por Vinicius Santos – Com informações do g1
21/07/2025 – 20h23
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (22) que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente, no prazo de 24 horas, explicações sobre a publicação de vídeos em redes sociais que mostram o ex-mandatário durante um ato político na Câmara dos Deputados.
A medida é uma resposta ao possível descumprimento da restrição judicial que proíbe Bolsonaro de utilizar plataformas digitais, seja de forma direta ou indireta. O ex-presidente, que cumpre medidas cautelares e utiliza tornozeleira eletrônica, participou do evento ao lado de aliados, onde voltou a criticar as ações do Supremo e classificou o uso do equipamento como “máxima humilhação”.
“Não matei ninguém para merecer isso”, disse Bolsonaro durante o ato, em referência à tornozeleira. Vídeos do encontro, publicados em perfis de apoiadores, teriam motivado a nova intimação.
Moraes alertou que, caso a defesa não apresente justificativa convincente, poderá determinar a prisão imediata do ex-presidente por descumprimento das ordens judiciais.
