Nesta segunda-feira, dia 4, durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rio Brilhante, foi aprovada Moção de Pesar aos familiares de Linneu Borges, advogado e professor falecido no dia 10 de Junho de 2025, aos 84 anos.
A iniciativa foi do vereador Valci Pereira (PL) sob a justificativa de homenagear um cidadão que teve inúmeros serviços prestados à população de Rio Brilhante.
Linneu Borges, graduou-se em Direito no ano de 1974 pela FUCMAT (atualmente UCDB) e depois se especializou em Direito Civil pela Unigran. Após a formação, iniciou sua atuação como advogado em parceria com o Dr. Francisco Claer Espíndola (Dr. Bibi) e, posteriormente, fundou seu próprio escritório. Ao longo dos anos, trabalhou com profissionais como Dr. Ricardo Martins da Rosa, sua irmã Sônia Borges Silveira, seu sobrinho Oliveira Sergio Borges Silveira e, mais recentemente, o amigo e ex-aluno Dr. Luciano Pereira, com quem encerrou suas atividades na advocacia.
Em 1980, iniciou sua carreira docente, lecionando Direito Civil na Socigran (hoje Unigran), onde permaneceu por 42 anos. Lecionar foi a atividade que considerava sua maior realização. Linneu Borges também teve destacada participação na vida política e jurídica de Rio Brilhante. Foi dirigente partidário, assessor, conselheiro jurídico e o primeiro presidente da 17ª Seccional da OAB, que hoje atende os municípios de Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul.
Vereadores manifestaram seu respeito e admiração pela figura de Linneu Borges. Valci Pereira, autor da Moção, definiu Linneu como “o maior jurista de Rio Brilhante”. O Presidente da Casa, vereador Nô destacou o carinho e as palavras de sabedoria do experiente advogado ao tratar os mais jovens, aqueles recém-formados no início de suas carreiras no Direito
Ao final da Sessão, os filhos do senho Linneu, André e Vivian, receberam das mãos do vereador Valci o certificado da Moção de Pesar em homenagem ao seu pai.
