Rio Brilhante/MS - 30 de novembro de 2025

Rio Brilhante/MS - 6 de dezembro de 2025

Campo Grande ganha 1ª igreja católica em que padres podem casar

Instituição inaugurada no Bairro Vida Nova III pertence à Igreja Católica Apostólica do Brasil, criada em 1945

Campo Grande inaugurou no último domingo (28) a primeira sede própria da Igreja Católica Apostólica do Brasil (ICAB). O templo está localizado no Bairro Vida Nova III e marca a presença oficial da instituição na Capital, com um diferencial em relação à Igreja Católica Romana: a possibilidade de padres se casarem e constituírem família, já que o celibato é tratado como opção, e não obrigação.

A celebração de abertura foi conduzida pelo bispo diocesano de Campo Grande, Dom Roberto Barbosa, com a presença do bispo regional Dom Bertol e outras autoridades religiosas. A construção levou cerca de um ano para ser concluída.

Criada em 1945 por Dom Carlos Duarte Costa, que se desligou da Igreja Católica Romana por discordar de pontos como celibato, divórcio e suicídio, a ICAB tem hoje presença em diversas regiões do Brasil.

Trajetória em Mato Grosso do Sul

Dom Roberto conheceu a igreja em 2004, após se formar em filosofia e teologia na Igreja Romana. Casado, foi convidado pelo patriarca Dom Luiz Castillo a ingressar na ICAB, onde foi ordenado diácono em 2006 e padre em 2007.
“Hoje atendo comunidades como Tarsila do Amaral, Vida Nova e o assentamento Estrela Campo Grande”, conta.

Segundo ele, a mudança de instituição não alterou sua espiritualidade:

“A fé católica não muda. Nossa Senhora Aparecida não é patrimônio da Igreja Romana, Jesus não é patrimônio, é do povo.”

Diferenças em relação à Igreja Romana

A Igreja Católica Apostólica do Brasil permite celebração de matrimônios de segunda união, batismo de filhos de mães solteiras sem curso preparatório e casamentos fora do templo, em chácaras, clubes e hotéis.
Outro ponto é a independência em relação ao Vaticano. A ICAB possui sua própria estrutura de governo, com eleição nacional a cada quatro anos para escolha de presidente, chanceler, secretário e procurador.

“Somos muito procurados por casais porque temos mais abertura. Não vemos o papa como autoridade máxima e seguimos nosso próprio governo”, explica Dom Roberto.

Estrutura e funcionamento

Com a inauguração da sede, o bispo acredita que a comunidade terá mais acesso ao trabalho da igreja:

“Antes eu atendia em escritório particular, agora temos um espaço que acolhe melhor as pessoas, onde podemos conversar e explicar a espiritualidade.”

As missas acontecem todos os domingos às 8h. A igreja funciona diariamente das 14h às 17h, na Rua Antônio Olegário de Lima, quadra 03, lote 14, esquina com a Rua Maria Quitéria, no Vida Nova III.

Fonte: Midiamax

Compartilhe

Inscreva-se

Faça sua inscrição e fique informado.