A sessão da Câmara de Vereadores de Rio Brilhante, realizada nesta segunda-feira (18), foi novamente marcada por momentos de tensão. O vereador Valci do Despachante (PL) reconheceu os avanços do município no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), destacando o esforço e a dedicação dos professores. No entanto, afirmou que “não podemos esconder a verdade”, deixando no ar questionamentos sobre os rumos da educação local.
A fala repercutiu rapidamente entre moradores e internautas, levantando dúvidas: se o IDEB está realmente em alta e o trabalho dos educadores é elogiado, o que estaria, afinal, errado? Haveria uma possível crítica indireta ao secretário municipal de Educação, José Sérgio Rodrigues de Souza?
O fato é que os índices do município vêm sendo reconhecidos em nível estadual, e os estudantes de Rio Brilhante acumulam homenagens, premiações e participações de destaque, o que reforça a percepção de que a educação segue em um bom caminho.
Em meio à crise nacional, a valorização desse resultado ganha ainda mais relevância. “Devemos agradecer por nossas crianças, jovens e adolescentes estarem se destacando na educação”, comentou um dos vereadores durante o debate.
Ainda assim, há consenso de que muito precisa ser feito. Com o avanço da tecnologia e a necessidade de mais investimentos em educação, saúde, infraestrutura e lazer, o município tem espaço para continuar crescendo.
Reconhecendo o trabalho coletivo, foi lembrado que o progresso na área educacional depende do empenho de toda a comunidade escolar: professores, auxiliares, merendeiros, zeladores, cuidadores e também da gestão municipal. Certo é o ditado que diz: “Time que está ganhando não se mexe”, parabéns secretário José Sérgio pela condução da pasta.
A final, fica o apelo ao nosso vereador Valci e todos os que seguirem uma linha de pensamento que diverge com a vontade soberana do povo que é o anseio de ter moradia que foi o assunto de altíssima relevancia, que os debates em plenário sejam priorizados com pautas de interesse da população — como a construção e entrega de novas moradias, também discutidas na sessão — e que os vereadores foquem em soluções concretas para a cidade, evitando conflitos internos.
