Rio Brilhante/MS - 30 de novembro de 2025

Rio Brilhante/MS - 5 de dezembro de 2025

Riedel já tem três nomes cotados para substituir Eduardo Rocha na Casa Civil

Governador deve anunciar substituto na próxima semana, ao retornar de licença; reforma administrativa deve liberar secretários que vão disputar eleições de 2026

Assim que retornar da licença tirada para acompanhar a esposa em viagem aos Estados Unidos, o governador Eduardo Riedel (PP) deve iniciar uma reforma administrativa no governo de Mato Grosso do Sul. O objetivo é liberar secretários que pretendem disputar cargos nas eleições de 2026, garantindo a continuidade da gestão sem interferências eleitorais.

De acordo com apuração do Correio do Estado, o primeiro a deixar o cargo será o atual titular da Secretaria de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, que deve se candidatar a deputado estadual pelo MDB.

Três nomes na mesa de Riedel

Riedel já teria em mãos os nomes de três possíveis substitutos para o comando da Casa Civil:

  • Sérgio Luiz Gonçalves, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Educação (SED);
  • Cláudio George Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS;
  • Walter Carneiro Júnior, secretário-adjunto da Casa Civil.

Os três são filiados ao Progressistas (PP), partido do governador.

Perfis e trajetórias

Sérgio Gonçalves tem longa trajetória no PP e na administração pública estadual. Em setembro do ano passado, foi nomeado secretário-adjunto da SED, após atuar como assessor especial na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e na área financeira da Secretaria de Comunicação durante o governo de Reinaldo Azambuja (PL).

Walter Carneiro Júnior, atual secretário-adjunto da Casa Civil, é primeiro-suplente de deputado federal pelo PP, com 39.860 votos obtidos em 2022. Ex-presidente da Sanesul, também foi indicado por Azambuja. A boa votação o coloca entre os nomes cotados para disputar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026 — o que pode pesar na escolha de Riedel, já que uma eventual nomeação o retiraria da corrida eleitoral.

Cláudio Mendonça, que comanda o Sebrae-MS desde 2007, tem relação próxima com o governador, construída desde o período em que Riedel presidia a Famasul e o Conselho Deliberativo do Sebrae-MS. Com quase 20 anos de experiência no Sistema S, Mendonça já passou por cargos na Fiems, Fecomércio e Famasul, além de ter presidido o Sindicato das Indústrias de Alimentos de MS (Siams). Caso seja confirmado, ele será o segundo secretário do governo ligado ao Sistema S, ao lado de Jaime Verruck (Semadesc), ex-dirigente do Senai-MS.

Casa Civil é estratégica para o governo

A Casa Civil é uma das pastas mais estratégicas do Executivo estadual, responsável pela articulação política do governo com deputados, prefeitos, vereadores e com o governo federal. Uma estrutura fortalecida nessa área é vista como essencial para consolidar obras e políticas públicas que impactam diretamente a vida dos sul-mato-grossenses.

A reportagem procurou o governador Eduardo Riedel para comentar a substituição, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Mais mudanças a caminho

Além de Eduardo Rocha, outros secretários devem deixar o governo estadual nos próximos meses para disputar as eleições de 2026. Entre eles, Jaime Verruck, titular da Semadesc, e Marcelo Miranda, da Setesc.

Compartilhe

Inscreva-se

Faça sua inscrição e fique informado.